top of page

Criatividade: Técnica simples para estimular novas ideias



Qualquer pessoa pode ser criativa?

Será que a criatividade é uma característica de apenas pessoas “talentosas” e “com dom”? A resposta é: não! Uma mente pode ser naturalmente criativa se estimulada de forma correta. Nesse texto você vai entender melhor o conceito de criatividade, bloqueio criativo e método para estimular a sua mente a ser mais criativa e produtiva! Boa leitura.


“Você não consegue ligar os pontos olhando para frente; você só consegue ligá-los olhando para trás.” - Steve Jobs.

Definição de Criatividade


Inovação VS Invenção

Ser criativo significa também saber inovar, mas o que precisamos compreender é que a inovação não está relacionada a inventar algo completamente novo, e sim usar elementos já existentes de forma diferente - inovar.


A criatividade está mais relacionada à inovação do que à invenção.


Exemplos:

Invenção: a roda (criação de algo novo, não existia antes).

Inovação: a bicicleta (usar o que já existe - a roda - de forma criativa).


Sendo assim, podemos entender que para ser criativo você não necessariamente precisa criar algo completamente novo, e sim utilizar o que você já conhece de forma inovadora.


Então a pergunta que fica é: Como ter uma mente inovadora e criativa?


Bloqueio criativo

Um bloqueio criativo acontece quando não conseguimos acessar novas ideias, eu separei as 2 principais razões disso acontecer:


1 - Não há referências suficientes

Como falado anteriormente, o ato de criar está relacionado ao uso do repertório de referências de forma inovadora. Se você não tem nenhuma referência sobre o assunto que está tratando de solucionar, então será quase impossível trazer novas ideias à luz. Se você quer começar um projeto que requer inovação e criatividade, primeiro comece com uma pesquisa!


2 - Bloqueio mental / emocional

Se você já tem referências suficientes, mas mesmo assim as ideias não estão aparecendo, pode ser que algo na sua mente esteja bloqueando o seu raciocínio criativo. Esse bloqueio mental pode surgir quando não estamos emocionalmente bem e dispostos a pensar, ou quando a mente está cheia de pensamentos e preocupações. Então uma coisa é certa: quando a mente está ocupada, não há espaço para a criatividade.




Sabedoria e Criatividade

Uma pessoa criativa é uma pessoa com bastante sabedoria. E uma pessoa com bastante sabedoria é aquela que tem uma mente livre e com espaço para novas ideias. Apesar de existirem técnicas para estimular a criatividade, se você não tiver uma mente livre, será muito difícil de aplicar essas técnicas e inclusive de lembrar delas.


Aumentando a criatividade

Por incrível que pareça, para ter uma mente criativa e cheia de ideias inovadoras é preciso fazer o caminho contrário: esvaziar a mente. É muito difícil ter novas ideias quando você não está emocionalmente bem ou com uma mente cheia de preocupações, certo? Então quanto mais cuidar da sua saúde mental através de uma limpeza diária, mais fácil e naturalmente surgirá a sabedoria para enxergar novas possibilidades, novas soluções!



Técnica para limpar a mente e desbloquear o seu potencial criativo!

O método de meditação da Meditação Brasil consiste num conjunto de técnicas progressivas de autorreflexão e liberação de pensamentos desnecessários. A cada sessão de meditação você se sentirá cada vez mais confortável com você mesmo; a negatividade e o pcriatividade-técnica-simples-para-estimular-novas-ideiaseso vão diminuindo gradativamente; com uma nova visão de mundo e uma perspectiva fresca e sem ruídos, você terá uma mente aberta para novas ideias, sendo assim, a criatividade florescerá pouco a pouco.


Você tem a possibilidade de agendar uma primeira aula gratuita com um de nossos especialistas! Fale com a gente agora mesmo pelo nosso WhatsApp!




81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page