top of page

6 passos para aumentar o seu poder de persuasão

Foto do escritor: Meditação BrasilMeditação Brasil

Sabe quando você fala muito, mas ninguém reage ou fica motivado? Você sabia que isso pode ser melhorado com alguns passos bem simples?


Abaixo você encontra uma lista com 6 passos para se tornar uma pessoa mais persuasiva



ilustração de um homem falando com confiança e alegria no microfone



1 - Dominar o assunto


Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa. - Desconhecido Nota: A citação costuma ser atribuída a Albert Einstein, mas não há fontes que confirmem essa autoria.

O primeiro passo para que as pessoas prestem atenção em suas palavras é dominar o assunto. Ao compreender bem o assunto tratado, você pode explicar de diversas formas, e isso torna o seu discurso atraente.


Não faça isso:      

Usar expressões como “hummm”, “é…”, ou qualquer pausa de pensamento demonstra que você não domina o tópico. Isso pode causar desconfiança do público, como também pode quebrar o ritmo da sua narrativa.


Mas atenção! Pausas de silêncio são muito bem-vindas! Elas atuam como um tempo de reflexão e assimilação do seu conteúdo. Essas pausas também geram uma certa tensão, que ajudam a captar a atenção das pessoas para a sua próxima fala.



2 - Escolher uma estratégia


Além de entender bem sobre o assunto, é importante ter uma estratégia de persuasão em mente. Exemplos:


  • Qual vai ser a ordem dos assuntos?

  • Qual frase/palavra pode atrair a atenção do público?

  • Como posso despertar a curiosidade sobre a minha história?


Criar uma ou mais estratégias de persuasão é como usar um mapa: você sabe para onde levar o seu público, basta focar nesse “destino”. Caso contrário, o seu discurso será disperso e causará desmotivação.


De todo modo, à medida que você praticar o discurso persuasivo, o seu leque de estratégias se aperfeiçoará e se moldará à sua própria personalidade!



3 - Ter uma postura de confiança


A primeira mensagem que chega para o seu público é a sua imagem: como é a sua roupa, postura, expressão, olhar etc.


Portanto, uma postura reta e um olhar nos olhos transmitem confiança e contribuem para que as pessoas fiquem hipnotizadas por você. 


Cuide também da forma como fala. É comum simplesmente utilizarmos o mesmo tom de voz do dia-a-dia para todas as ocasiões, mas, em uma apresentação, é necessário que a voz esteja mais projetada e confiante.


Uma voz baixa, além de não passar confiança, dificulta o entendimento do conteúdo transmitido.


Uma apresentação também é uma disputa por atenção. Você está competindo com os pensamentos intrusivos do seu público. Então não tenha uma postura caída e uma voz fraca. Vá para o palco com a certeza de que vai conquistar a todos e mostre isso na sua postura (corpo e voz)!



4 - Focar a mente apenas no assunto


Parece clichê, mas a grande antagonista da confiança é a sua própria mente!


Cada pensamento negativo que surgir dentro de você será um pontinho a menos de confiança na sua apresentação.


Sua energia deve estar sempre ALTA, então evite entrar em pensamentos negativos durante a sua fala.


Também mantenha uma linha de raciocínio que você quer que o público acompanhe. Não desvie tanto para outros assuntos, pois as pessoas podem ficar cansadas por fazerem um esforço mental ao processar tantas informações!


Então, mantenha a objetividade, fale de forma simples e eficiente, sem muitos rodeios. Dessa forma, o seu público terá a sensação prazerosa de estar conseguindo entender a sua palestra sem muito esforço. Assim, as pessoas vão achar o seu discurso tão interessante e agradável de se escutar, que nem vão sentir o tempo passar!



5 - Vestir-se de acordo com as necessidades


Como já falamos, a sua imagem é o que chega primeiro para o seu público. Agora vamos focar na sua vestimenta!


Você sabia que a forma com que você se veste pode influenciar diretamente em como a sua audiência vai se sentir? Isso mesmo!


Portanto, não se prenda a pensamentos comuns, como: “tenho que estar confortável”, “tenho que mostrar quem sou eu”, e vá mais longe: “Qual roupa pode gerar menos resistência em meu meu público-alvo?”

Por exemplo:


Se você for a um ambiente em que roupas recatadas e discretas são valorizadas, você não deve se vestir de forma excêntrica e chamativa. Sabe por que? 


Porque as pessoas desse tipo de ambiente terão diversos julgamentos e ficarão com um “pé atrás”, ou seja, você terá que fazer um esforço em dobro para conquistá-las!


Então pense bem a estratégia visual que você vai adotar com o seu público-alvo. Sim! A roupa é uma estratégia e já faz parte do seu discurso.



6 - Falar com sinceridade


Pode parecer simples mas esse é o ponto mais importante de todos!


Pergunte a si mesmo:


“Eu acredito no que estou falando?”, “O que estou falando, é o que realmente desejo falar?”


A fala transparente e sincera é super poderosa! Ninguém desvia o olhar de uma pessoa que está falando com o coração!


“Falar por falar” não tem força e muito menos cativa as pessoas. Se nem você acha que o assunto que você está falando é fantástico, como os outros também vão achar?


Então a primeira pessoa que você tem que cativar é você mesmo!


Voz é vibração, e essa vibração transmite uma emoção. Então fale sobre o assunto de coração cheio e confiante, e essa energia chegará nas pessoas.


Fale sobre coisas em que você acredita e valoriza, então será mais do que meio caminho andado!


Falar com sinceridade faz com que os olhos do palestrante brilhem, sua postura fique mais aberta e, em alguns casos, aparenta ter mais beleza!




Mulher confiante, com semblante feliz, dando discurso em auditório, o púbico na arquibancada observa a mulher com admiração.


Só a pessoa que está bem consigo mesma pode ser persuasiva!


Aqui vai a grande dica de ouro da Meditação Brasil: Seja feliz a partir de dentro!


A nossa comunicação com o mundo e com a vida no geral dependerá de como somos por dentro.


Nosso estado mental não influencia apenas na persuasão de um discurso, mas também pode ser determinante para conseguir um emprego, manter um relacionamento duradouro, entre muitos outros pontos básicos da vida!


Por isso, a nossa grande dica é que você se fortaleça e se encontre internamente, antes de tentar realizar os seus desejos!


Quando a pessoa está com a saúde mental em dia, ela consegue realizar o que precisa de forma muito mais simples, eficaz e rápida!


Então não desperdice o seu precioso tempo “dando murro em ponta de faca”! Limpe a sua mente para ter a vida dos seus sonhos!


O suporte da Meditação Brasil é especializado. Você terá a oportunidade de conversar com especialistas de meditação e participar de aulas e sessões incríveis de meditação guiada! Clique aqui e conheça os nossos planos para ter uma vida com muita autoconfiança!









Comentarios


bottom of page