top of page
Foto do escritorMeditação Brasil

8 grandes inimigos da sua Paz Interior!


ilustração com tons terrosos de homem sorrindo com mãos unidas num ambiente de natureza

Muitos tratam a paz interior como algo fácil de se alcançar e até indicam técnicas simplistas e superficiais, como: trabalho de respiração, ‘controle’ de pensamentos, autoconhecimento etc.


Mas você sabia que talvez o verdadeiro estado de paz interior tenha sido realmente alcançado por poucos nesse mundo


Sim! Ser feliz e ter a verdadeira paz interior é um caminho longo a ser percorrido por todos, mas alcançável. 


Para isso é necessário conhecer os piores inimigos do seu estado de paz e combatê-los diariamente. Confira a lista abaixo e prepare-se para batalhar pela sua felicidade!



1 - Apegos (Necessidade de controle)


Pode parecer contraditório, mas uma das causas do nosso desconforto diário é justamente esse desejo interno de não querer sentir emoções negativas ou de não querer ter dificuldades na vida.


É uma constante luta manter um estado “ideal” diariamente, e qualquer acontecimento que possa ameaçar esse estado causa irritação.


Então, a primeira dica (e uma das melhores) é que você se desapegue das ideias de “estado ideal de paz e felicidade” que construiu na mente ao longo da vida. 


Por quê? A resposta é simples: não é possível estar bem consigo mesmo, tentando controlar o mundo e as pessoas, pois você ficaria sempre em estado de tensão.


Além do mais, esse estado de tensão traz muito desconforto para as pessoas ao seu redor e prejudicará áreas importantes da sua vida, como laboral e afetiva. 



2 - Hábitos do corpo (Emoções do inconsciente)


Você sabia que, desde a primeira infância, a pessoa pode carregar muitos pesos mentais que a impedem de sentir paz e alegria? 


Quando nascemos, no nosso corpo está registrado algumas vivências de gerações anteriores que ficam armazenadas de forma inconsciente!


Por isso que, às vezes, nem existe algum motivo para você ficar triste. Sua vida está perfeita, mas mesmo assim surgem reclamações e pesares, correto? 


Isso pode ser causado pelo o que na Meditação Brasil chamamos de “Hábitos” - que são as “mentes herdadas” dos antepassados que ficam gravadas em nosso corpo.


Para entender melhor sobre o que são os “Hábitos”:


Quando você vai a uma consulta, a médica pode lhe perguntar se alguém na família já teve alguma doença em específico, certo? Ela pergunta isso para saber a sua predisposição em ter essa mesma doença.


Com a mente seria a mesma coisa. Se na história da sua família houve muita violência, pode ser que você, de forma inconsciente, sinta tristeza ou ódio. 


Essas emoções normalmente pensamos que estão relacionadas aos acontecimentos de nossas vivências cotidianas, mas muitas delas são só cargas inconscientes que vem das vivências dos antepassados. 


Por isso, não é possível encontrar paz interior, se você não se libertar de todo esse peso desnecessário. 


E mesmo que sua vida esteja “perfeita”, o inconsciente sempre pode lhe puxar para uma mentalidade negativa.



3 - Feridas da mente


Algumas pessoas podem machucar o seu coração, como também você mesmo pode se machucar sentimentalmente caso não consiga digerir alguma fala e comportamento de alguém.


De qualquer forma, podemos criar inimizades facilmente, já que a mente humana é autocentrada e sempre está “batendo de frente” com outras mentes autocentradas - assim nasce a típica discussão interminável para provar que só eu tenho razão.


Logo, há uma grande probabilidade de que todos os seres humanos tenham algum tipo de ferida sentimental, mesmo que essas emoções não estejam tão aparentes. 


Então, é necessário estar atento ao nosso mundo interior sentimental e cuidar dele diariamente, para que a nossa mente esteja livre dessas cargas negativas que se acumulam e ganham força caso não sejam tratadas.



4 - Limites pessoais (bloqueios mentais)


Desde os primeiros momentos da nossa vida no planeta terra, começamos a criar percepções da realidade através de nossos 5 sentidos (audição, tato, paladar, visão e olfato).


Essas experiências moldam a nossa forma de pensar. E esse molde traz limitações para a vida das pessoas. Veja alguns exemplos de molde:


“Só consigo fazer algo, se for desse jeito

“Só posso ser feliz, quando acontecer tal coisa

“Uma pessoa só está bem quando ela faz isso e aquilo mais

“Se uma pessoa não tiver ‘tal personalidade’, ela não é legal ”


A forma fixa de pensar faz com que a pessoa, além de julgar os outros, limite e molde as suas ações a esses pensamentos fixos (são os bloqueios pessoais). 


E quando se vive criando tantas limitações e bloqueios mentais, é impossível sentir paz e prazer na vida. Você sempre estará julgando e cobrando os outros e a si mesmo(a).


Então, reflita se a causa de seu estresse e desconforto do dia-a-dia não está surgindo de uma forma de pensar inflexível!



5 - Pensamentos ilusórios 


Os pensamentos ilusórios são todos os pensamentos que são desnecessários. Eles podem surgir por diversas causas e são incontroláveis.


A quantidade exacerbada de pensamentos gera falta de foco nas atividades do cotidiano e também drenam a energia mental, causando o cansaço rápido. Tudo isto faz com que a pessoa fique mal emocionalmente e não se sinta em paz!


Não é fácil vencer todos esses pensamentos, já que eles têm raízes muito profundas na mente humana. Por isso, é necessário receber algum tipo de ajuda profissional, incluindo a nossa meditação, para que, pouco a pouco, você consiga se libertar desses pensamentos ilusórios definitivamente. 



6 - Falta de sabedoria


A vida pode ser comparada a estar dentro de um labirinto: 


Cada caminho que você pega no labirinto é sempre uma novidade, e por isso, durante o percurso, há incerteza do que lhe aguarda pela frente. Também há muita angústia e ansiedade por não saber se algum dia você conseguirá sair bem desse labirinto.


Então, como ter paz interior, se você tem mais dúvidas sobre a vida do que certezas?


“A certeza é fatal. O que me encanta é a incerteza. A neblina torna as coisas maravilhosas.” - Oscar Wilde.

Como nesta citação, há muita romantização sobre a incerteza da vida e a ignorância humana, como se isso fosse a “beleza do viver” e não houvesse outra forma de entender a realidade.


Mas não podemos nos conformar com o fato de nascer em um planeta, viver por alguns anos, e desaparecer sem nenhum propósito.


Na verdade, a sua vida tem um sentido e um propósito.


Por causa dessa grande incerteza, as pessoas criam e encontram um sentido para as suas existências em suas religiões, suas relações pessoais, suas carreiras, suas posses, etc. - Mas tudo isto é passageiro. Logo, não há sentido nessas coisas também.


O verdadeiro sentido da vida deve ser algo eterno e que nunca mudará.


Enfim, as “respostas sobre a vida” só podem ser encontradas dentro da mente da pessoa que limpou sua mente de sua vida vivida e seus hábitos.


Então para ter clareza mental e se libertar das dúvidas que tiram a sua paz interior, é necessário limpar a mente e acessar a sua sabedoria original!



7 - Orgulho


O orgulho é como um escudo que criamos para nos proteger.


Um exemplo bem comum é quando a pessoa percebe que está errada, mas, mesmo assim, não assume e abaixa a cabeça, pedindo desculpas.


Por quê? Porque o nosso orgulho nos protege de “perder”.


Apesar de ser uma proteção pessoal, esse mecanismo de defesa enrijece as pessoas e, mais importante, não é confortável.


Então, quanto mais orgulhosa for a pessoa, mais ela vai lutar e se esforçar para se proteger em todas as situações, fazendo com que o seu estado de tensão seja constante.


Para ter paz interior, é necessário se libertar da mente do orgulho e ser uma pessoa que “sabe perder”.



8 - Inferioridade


O tema da inferioridade está muito conectado com o tópico anterior (orgulho).


Por se sentir muito inferior, a pessoa cria uma couraça de orgulho para que a sua vulnerabilidade não seja exposta.


Então, é muito importante olhar para dentro e limpar toda a inferioridade acumulada na mente. Só dessa forma é possível sentir-se confiante, desejar o bem das pessoas (sem inveja) e ser mais feliz!


A verdadeira paz e felicidade só podem surgir quando você está bem consigo e não tem mais inferioridades - quando dentro de você só permanece a Mente da Natureza, a Mente Original, a Mente do Universo.



Resumo


A verdadeira paz interior é um estado sublime que você só pode alcançar, quando resolver diversos tipos de questões internas, conscientes e inconscientes, que se entrelaçam e causam estresse.


Originalmente, o ser humano tem uma mente pacífica e feliz e, por carregar ilusões mentais, sofre desnecessariamente.


Ao se livrar da mente cheia de ilusões, a paz interior surgirá.



Vamos encontrar a Mente Original Pacífica?


Sabia que a sua mente original é como uma folha em branco?


À medida que vamos crescendo, essa folha em branco é rasurada de diversas formas que determinam se seremos felizes ou não.


Por isso, é possível perceber uma leveza e liberdade maior em pessoas jovens, já que, na maioria dos casos, suas mentes estão com menos pichações!


O estado mental original é uma consciência plena capaz de fazer você viver uma vida de conforto e sucesso pessoal.


Para encontrar essa mente original, é necessário passar por um profundo processo de descoberta, autoconhecimento e desapego!


Caso você ache que é o seu momento de encontrar o seu verdadeiro ser, comece a meditar agora mesmo com a gente!




140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page