Como controlar o nervosismo e acalmar a mente.


Um tropeço na calçada pode ser o suficiente para gerar um transtorno mental que prejudicará o resto do seu dia. É muito importante entender que estamos suscetíveis ao estresse diário no decorrer das atividades e que o nível desse estresse pode passar do limite e trazer um grande transtorno mental: uma mente barulhenta e cheia de nervosismo.

Atualmente existem muitos métodos para acalmar a mente, diminuir o estresse excessivo e ter menos nervosismo. Mas se pararmos para refletir, normalmente estas soluções são utilizadas no momento do estresse, mas não impedem que o estresse retorne posteriormente. Então é óbvio que continuamente estamos caindo nas armadilhas da mente e tendo estresse emocional a todo o momento.


Como evitar as armadilhas da mente?

Para encontrar a resposta, primeiro é importante compreender onde são fabricadas tantas armadilhas mentais. Algumas pessoas podem justificar que a vida delas está muito difícil, mas na maioria dos casos, a mente da própria pessoa é que faz com que surja o estresse diário. Então podemos entender que as armadilhas mentais são criadas pela mente da própria pessoa. Ficou com curiosidade? Então vamos entender melhor como funciona a mente humana!


A mente humana funciona como uma acumuladora de vivências vividas e não vividas. Como assim? O que a pessoa experimentou na sua vida através de seus 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) ficam armazenadas na mente como memórias fotográficas. Além disso, as vivências dos ancestrais também ficam registradas nas células de forma inconsciente. É por isso que podemos considerar que toda pessoa tem uma predisposição a ter os hábitos mentais que as suas gerações anteriores tiveram. Esse assunto já foi muito bem desenvolvido no estudo científico publicado pela revista científica Nature Neuroscience que mostrou que camundongos conseguiram transmitir os comportamentos ocasionados por experiências marcantes para os seus descendentes através da genética.

Agora que sabemos como é construída a mente humana, é possível entender de onde vem tanto nervosismo e estresse. Pelo fato de a mente estar cheia de tantas informações, pensamentos desnecessários e emoções, as pequenas coisas da vida acabam se tornando gatilhos para o estresse e o nervosismo (que poderiam ser muito bem evitados).



Como mudar para uma mente que não fica nervosa facilmente?

Primeiro vamos falar o que não funciona a longo prazo: controlar a mente, acalmar a mente, reprogramar a mente e reprimir a mente. Nenhuma dessas técnicas são eficazes a longo prazo pelo simples fato de que não devemos trabalhar a nossa mente e sim limpá-la definitivamente. Quando você limpa cada camada de sujeira mental acumulada, as mudanças são perceptíveis no seu cotidiano - seu comportamento, entendimento de mundo, atitude, estado emocional, entre outros, se tornam positivamente diferentes. Então ao limpar a mente de verdade, você tem um efeito permanente e duradouro em sua vida. Se você seguir a prática de limpeza da mente diariamente, então o nervosismo e o estresse vão diminuir progressivamente.


Como praticar?

Na Meditação Brasil oferecemos um programa de meditação que é 100% orientado e acompanhado. As práticas meditativas também vão evoluindo e mudando de acordo com o nível do praticante da meditação. Atualmente é possível participar desse programa de forma online em qualquer lugar do mundo! Depois de pelo menos 2 meses de prática de meditação diária, você sentirá benefícios inimagináveis que vão muito além de apenas diminuir o nervosismo. Você terá muitos despertares e sua vida ficará mais saudável e feliz!


Como funciona uma sessão de meditação online?

As nossas sessões de meditação estão acontecendo em todos os turnos (matutino, vespertino e noturno). Todas contam com aulas teóricas e práticas lecionadas por instrutores de meditação que têm muitos anos de experiência com este método. Além desta programação que é realizada todos os dias da semana, também contamos com eventos especiais como “maratona de meditação”, “aula especial em grupo”, etc. E pra fechar com chave de ouro: a sua evolução é acompanhada de perto e orientada pela nossa equipe em encontros individuais! Agora ficou fácil meditar, certo? 😆


Quer experimentar a nossa meditação?

Então participe de nossos eventos gratuitos! Semanalmente você tem a oportunidade de entrar nos nossos eventos online que acontecem nas quintas-feiras e nos sábados! Para saber mais, acesse o link abaixo:

https://www.meditacaobrasil.org/eventos




Fontes: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/12/131202_memoria_heranca_genetica_lgb




72 visualizações0 comentário